domingo, 5 de outubro de 2008

Voto.

Olá!
Domingo, 5 de Outubro de 2008.
Dia do meu primeiro voto.
Já votei, estou emocionada. Juro.
Mas esse ato fez-me refletir sobre algumas coisas.
Por que diabos votar é obrigatório?
No caminho até o meu local de votação, enfrentando mais de 1 hora de trânsito (isso porque eu moro bem perto do lugar), fora as filas para votar propriamente ditas. Para quem só vota por obrigação, não deve ser lá muito agradável.
Qual o estímulo que as pessoas têm para votar em candidatos com currículos como os que têm hoje em dia? Provavelmente, nenhum.
Os que apóiam a obrigatoriedade afirmam que isso nada mais é do que um exercício do nosso direito à democracia.
Mas, calma aí, que democracia mesmo? Não creio que vivemos em um país democrático, e isso já foi motivo de diversas discussões em aulas de Sociologia. Não só pelo voto, mas por diversos fatores. Alguém já se perguntou se, por acaso, quisesse mudar alguma lei por aqui, como faria isso? Não que eu entenda 100% disso, mas sei que esse alguém teria que coletar milhares de assinaturas, e essa mudança teria que passar por diversos poderosos com interesses próprios até ser aprovada. Creio que no meio desse caminho nossa tão louvável democracia se perde.
Ademais, voltando ao nosso estimado voto, desde quando obrigar alguém a fazer algo é ser democrático?
Estranho conceito esse de democracia.
Após essas reflexões, concluí que eu sou contra à obrigatoriedade do voto.
Mas, de forma obrigatória ou não, alguém tem que ser eleito. Infelizmente, nas circunstâncias atuais.
Que vença quem seja mais capaz, de maneiras legais ou ilegais. É a realidade.
E que Deus nos acuda. Cada vez mais.





Beijos dominicais,
Luminosidade.

2 comentários:

Larissa disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
adoreii mana! falou e disse, ok?
:**

Lord Lobo disse...

Rodando pelos blogs, achei esse aqui, vc escreve muito bem. Tenho, no entanto, que discordar da sua opinião sobre a obrigatoriedade do voto. Essa obrigatoriedade é necessária por enquanto, pq a tal "democracia" brasileira ainda engatinha, mal completou 20 aninhos. Tem que se incutir esse hábito de votar na cabeça do brasileiro, mesmo que impondo isto a ele. Com o tempo, qdo a democracia começar a de fato andar, o voto deixará de ser obrigatório.