sexta-feira, 26 de março de 2010

Crenças e diplomacia.


Olá, caros leitores.


Perdoem-me pela longa ausência, mas estive passando por momentos de pouca inspiração.


A ideia para o post de hoje foi despertada por um dos meus programas de TV favoritos: House, a série médica mais inteligente da televisão, na minha humilde opinião. Logo após assistir a um dos episódios de temporadas passadas, corri para escrever meus devaneios no papel, já que o pecado da preguiça atingiu-me fervorosamente, e eu não tive forças para ligar o computador e digitar.

Protelei, protelei, mas, devido a um espaço no meu apertado horário de estagiária/estagiária/estudante que surgiu por conta das falhas dos mecanismos atuais de tecnologia, resolvi escrever para vocês. Lembrando que minha companheira de estudos, Ribeiro, salientou a minha ausência. Dedico estas palavras a ela (como se alguém se importasse).


Enfim, lá vamos nós.

O episódio do dia era “House x Deus”. Eu fico fascinada quando alguém tem a coragem de lidar com temas, digamos, delicados.

Venhamos e convenhamos, Ciência e Religião formam uma dicotomia, um antagonismo que poucos têm peito para confrontar. Medicina, ciência. Religião, incerteza, intangibilidade.

São coisas completamente opostas (nada mais óbvio), mas que, às vezes, complementam-se.

Quando uma explicação não dá certo, a outra vem logo em seguida.

Que fique claro que não estou desmerecendo a fé de ninguém, muito pelo contrário, sou uma cristã fiel.


Ao episódio.

O caso a ser resolvido pela super equipe de House era o de um “pastor mirim”, um fanático religioso que dizia ter o dom de curar as pessoas. Aconselhava os fieis que frequentavam a sua Igreja a nunca procurarem médicos, já que Deus fazia as escolhas para a vida de cada um.

Certo dia, o pastor passa mal, e, adivinhem só a quem ele recorre: aos médicos.

Durante todo o episódio, os médicos tentam descobrir o que o adolescente de 16 anos tinha, enquanto ele afirmava veementemente que conversava com Deus. A suposta prova para suas palavras estava em ele saber de aspectos peculiares de cada integrante da equipe.

Ok. Os médicos descobrem que ele tinha “esclerose tuberosa”, algo que justificava todos os seus sintomas.

Em um de seus acessos de delírio, o adolescente encontra uma paciente de câncer terminal e afirma curá-la ao tocar sua pele.

Surpresa!

Dias depois, o tumor havia regredido.

O paciente fica triunfante, claro, ao provar o seu dom. House, por sua vez, fica inconformado com o suposto milagre.

Resumidamente, descobre-se que o pastor havia falado umas mentirinhas, não era mais virgem, e havia contraído herpes através do sexo. Ao tocar a paciente, o vírus foi transmitido e atacou precisamente o tumor (uau!), fazendo-o regredir. A pobre mulher alimentou falsas esperanças, pois o tumor voltaria a crescer poucos meses depois.

Engraçado é que, enquanto eu escrevia este texto, eu mudei de opinião sobre o tratamento da questão por parte dos produtores da série.

Deixem-me explicar.

A minha “pseudoindignação” residia no fato de que todas as soluções foram encontradas para explicar o tal milagre. Nenhuma delas era justificada pelo poder de Deus.

Entretanto, obviamente, uma série médica deve defender os princípios científicos, não os religiosos.

Acontece que, inteligentemente, os produtores deixaram sutis sinais de que uma força maior pode ser, sim, a responsável por todos os acontecimentos da vida.

E nada melhor do que um belo final diplomático para o episódio: House 3 x 3 Deus.


Será que foi Deus que iluminou as cabeças dos produtores para o fechamento do episódio?


Boa noite, fiquem com Deus, Jah, Iemanjá ou qualquer dos deuses em que vocês acreditam. Ou fiquem sozinhos mesmos.


Abraços,

Luminosidade.

3 comentários:

Larissa Lima disse...

INTANGIBILIDADE - eu te amo.



(adoro seus textos, vc sabe. Muito bom o tema escolhido. e vai saber o que explica os acontecimentos, neh. Eles acontecem de qualquer forma mesmo...)

Questão Fundamental disse...

Seus escritos são maravilhosos! Não devia parar, simplesmente!

Luminosidade. disse...

Que bom ler um comentário desses depois de mais de um ano sem escrever! Muito obrigada, Julio! Tentarei retornar. Abraços!