quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Sonhos.

Boa noite!
Me deu uma super vontade de escrever sobre sonhos, especialmente porque eu tenho sonhado muito esses dias, ou pelo menos me dado conta dos meus sonhos.
Eu acho tão incrível essa coisa! Impressionante, as nossas emoções ou lembranças que ficam retidas inconscientemente e se manisfestam por meio de sonhos malucos, viagens que mais parecem decorrentes de entorpecentes (nossa!).
Juro que admiro muito Freud, por ter trazido à tona essa idéia de inconsciente, um meio de revelar traços da personalidade humana.
"O sonho é justamente o fenômeno da vida psíquica normal em que os processos inconscientes da mente são revelados de forma bastante clara e acessível ao estudo. Na concepção freudiana, o sonho é um produto da atividade do Inconsciente e que tem sempre um sentido intencional, a saber: a realização ou a tentativa de realização - mais ou menos dissimulada, de uma tendência reprimida. Assim, os sonhos revelam a verdadeira natureza do homem, embora não toda a sua natureza, e constituem um meio de tornar o interior oculto da mente acessível a nosso conhecimento" (autor desconhecido - www.terra.com.br/educacao).
"O sonho é uma defesa do sono, a isso pode acrescentar-se que o sonho aberto, essa história visual que se vive de noite e se conta de dia, é a oportunidade para sair de um sonho, da surda corrente subterrânea dos temas de que o sonho trata, cuja lógica preside ocultamente a vigília, até que se possa manifestar num episódio constituído, ganhando estatuto de consciência. Segundo Freud, não existe nenhum fundamento nos fatos de que os sonhos tem (sic) o poder de adivinhar o futuro e nos sonhos não existem sentimentos morais" (retirado do mesmo lugar).
Complementando, não existe aquela história de que se sonharmos com dente alguém vai morrer, por exemplo, e se morre, é pura coincidência. Na verdade a interpretação dos sonhos é feita de forma individual, visto que ela mostra os pensamentos e as experiências retidas de cada pessoa "excluídas da consciência pelo ego e superego".
Me perdoem a cópia, mas não tenho mais o que dizer.
Até a próxima!





Grande beijo,
Luminosidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Meniina, tudo bom?
Tava com bebel no xopis quinta a menina de óculos com ela, lembra?
xD~
acabei achando um blog teu, ando sempre fuçando blogs novos e também tenho um, só que são mais histórias mesmo. xD~
Acho tão interessante esse lance de sonho.Eles realmente podem dizer muito e ao mesmo tempo nada.Mas também quando dizem.Ultimamente eu andava pensando taaanto em determinada coisa que acabava sempre sonhando com isso. quando não estava pensando acordada, estava sonhando dormindo. A nebte que me traía.
;)

beeeeijos queriiida!
=*