segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Atletas.

Boa noite!
Estou de volta, finalmente.
Inspirei-me hoje por conta do início das aulas na Universidade, aulas essas que aconteceram no Laboratório de Informática da Biblioteca, maior cara de redação de jornal (menos, querida, menos). Conseqüentemente, me deu uma baita vontade de escrever.
Esse começo de ano letivo também me lembrou uma coisa que na verdade eu nunca esqueço, meu eterno Handball.
Saudades dos tempos de pré-enfermidade no colégio, saudades dos treinos, das companheiras, das viagens, do prazer de praticar o esporte.
Acredito que essas últimas notícias sobre Ronaldinho e Gustavo Kuerten trouxeram à tona também as minhas más lembranças.
É difícil aceitar quando um sonho se desmorona por uma fatalidade, um descuido, um drible ou um salto errados, ou simplesmente porque tinha que ser.
Anos de treinamento e dedicação, anos de sofrimento, mas também de realização e bons frutos, anos de exclusividade.
E então, de um instante para outro, o motivo da sua dedicação, o que te proporciona momentos de completo êxtase, é arrancado de você e te deixa sem chão.
Imaginem um atleta ser descartado de uma Olimpíada por uma entorse no tornozelo.
Imagine um atleta ter de parar de jogar porque uma lesão nos seus quadris o impede de continuar.
Imagine um atleta ter de parar de jogar porque duas lesões nos seus dois joelhos insistem em detê-lo.
Acreditem, eu sei do que estou falando.
Eu também fui impedida.
Nunca fui uma atleta profissional, mas sempre tive paixão pelo meu esporte, sempre procurei dar o melhor de mim, e o mais importante, sempre senti prazer praticando-o.
Desde que parei de jogar uma parte de mim é vazia, incompleta.
É como um cantor perder a voz, um artesão perder as mãos, um motorista perder as pernas.
Eu acredito muito que tudo acontece porque tem que acontecer, portanto eu não posso considerar esses fatos como injustiças.
Eu apenas tento por meio destas palavras mostrar como um atleta profissional, ou qualquer um que tenha suas ferramentas de trabalho "bloqueadas", se sente após ser impedido de continuar.
Fica aqui meu sincero pesar.




Abraço,
Luminosidade.

7 comentários:

Anônimo disse...

Também não sou atleta profissional, mas não posso viver sem o esporte(o futebol especificamente), já tive um problema "grave" que me deixou 6 meses sem jogar, o que pode acontecer com qualquer atleta, principalmente os atletas de alto nível e é sobre eles que eu vou falar. Eu tenho acompanhado o esporte e percebo que atletas de alto nível são sacrificados pela necessidade de obter sempre o melhor resultado, atletas que vivem constantemente com a dor, como exemplo temos o ronaldo citado pela marcela, que provavelmente tomou anabolizantes na época que saiu do cruzeiro para jogar na holanda para ter a força adequada para disputar campeonatos da Europa, mas enquanto os músculos dele ficaram extremamente forte, o tendão(causador das lesões) continuou o mesmo, tendo que trabalhar com musculos muito mais fortes.
Acho que lesões sempre existiram e sempre existirão, porém o atleta tem que ser mais preservado e não ser usado como uma máquina de resultados.
Espero que tenha sido claro!

Abraços!

Luminosidade. disse...

foi, sim!
concordo com você!
eu só quis ressaltar o sofrimento que é para alguém que vive disso quando algo desse tipo acontece, mesmo que seja por "fatores externos"!
obrigada novamente pela opinião!
=)

Anônimo disse...

claro, é sempre um sofrimento, principalmente para quem joga por prazer, por isso que os atltas devem ser mais respeitados.

Unknown disse...

É triste mesmo isso, quando vc é impedido de todas as formas...mas de verdade, eu acredito que tudo tem um motivo...TUDO!
;)

Isabela Tavares disse...

Ohhhhhh sampaaaaaa! Mas pense q vc aproveitou bastante enquanto pode jogar. E mesmo depois do acidente vc ainda jogou mais um tanto. O q seria do 3º ano nos jogos se não fosse tu, né? Estarimos em último lugar. Ao inves disse ficamos em segundo. E mais a abertura ainda ganhamos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Bons tempos q não voltam mais... =/

=************

Larissa Lima disse...

mariksaaaaaaaaaa

Como eu n sei se vc lê nos posts antigos, vou colocar aqui:
Acabei d ler o do BBB, adorei! Sei que n é surpresa p tu, penso bem parecido nesse sentido. MAs adorei o texto "mermo", ta cada vez melhor, hein safada? üma porcaria que nao sai da boca dos criticos"euhasuhe arrasou!

bjoo!

Juliana dos Anjos disse...

Marcelinha, juro que até agora eu ainda não tinha respondido seu comentário porque não tinha me ligado que você, era você! Agora eu descobri! HUIAHAIUHAIUAHUA... Também nem sabia que tinhas blog! :D
Brigada de verdade, viu!? Pela sua torcida e carinho de sempre... Já gosto de ti! Um beijo bem grande e até a Ufal (um milagre eu te encontrar lá, mas tudo bem...!) :*