sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Êxtases carnavalescas.

Boa noite, leitores!


Volto hoje a escrever como alguém menos literário, mais realista, mais ponderado, menos sentimental, acredito eu.
Inspirei-me sobre esse assunto ao ler os desabafos de minha companheira Larissa Lima, que vem fazendo o mesmo que eu ao escrever o que tem vontade de gritar.
Enfim, ao assunto!


Várias coisas que permeiam o carnaval me chamam a atenção. Primeiro, de onde surgiram esses dias de comemoração? Por que a data é móvel? Como é calculada? Que outros países comemoram o carnaval? E, mais ainda, por que o Brasil leva isso tão a sério?


Por partes.


Pesquisando por aí, encontrei na revista Superinteressante de fevereiro de 1995 a explicação mais plausível para o acontecimento.
A festa é uma mistura de explosões de calor de diversos lugares do mundo. Segundo a revista, o carnaval surgiu no Egito, passou por Grécia e Roma, passeou pelos ritmos africanos, até se espalhar pelo resto do mundo, ganhando sua cara em cada nação. E, lógico, ganhou a intervenção da Igreja Católica, que, no século VI, "adotou essas festas libertárias, que invertiam a ordem do cotidiano, para domesticá-las". Como a Quaresma era um período de total abstinência de carne para os clérigos, a Igreja decidiu resumir as festas em 4 dias para saciar sua necessidade carnal. Daí vem o nome que conhecemos hoje.


Explanada a origem dessa data tão aguardada, entenderemos, ou tentaremos não nos perder em, como possivelmente ela é calculada. O mistério foi desvendado (ou falsificado) no site http://www.perguntascretinas.com.br/, que explica que o carnaval ocorre sempre sete domingos antes do domingo de Páscoa. Obviamente, é necessário entender quando a Páscoa ocorre, já que ela também não tem data fixa. Para descobrir em que dia ela ocorrerá, simplesmente deveremos observar "o primeiro domingo de lua cheia após o dia 21 de março, época em que ocorre o equinócio de março e, consequentemente, a mudança da estação. O equinócio é o ponto da órbita da Terra em que se registra uma igual duração do dia e da noite". Só para constar, esse fenômeno ocorre nos dias 21 de março e 23 de setembro. Entenderam? Mais ou menos assim.


Sim, outros países comemoram o carnaval, mas cada um a seu modo, claro. Assim como cada um tem sua cultura, tem também seu carnaval. Essa festa chegou ao Brasil no século XVII, imaginem, e chegou exigindo importância. E conseguiu. Como conseguiu!
As pessoas admitiram que o ano só começa verdadeiramente depois do carnaval. Tudo vem depois do carnaval. Tudo gira em torno do carnaval. Não tenha o que comer, mas passe bem o carnaval! Tudo pode, e deve, acontecer no carnaval! Embriaguez e insanidade? Lindo! Herpes, AIDS e altas taxas de natalidade? Há coisa melhor? O mundo para (o acento diferencial era essencial aqui!) para o Brasil, especificamente, no carnaval! Assim como nas Copas do Mundo, nas Olimpíadas e coisas do tipo. Em quantas datas mais o Brasil vai congelar os problemas ao seu redor? A fome, a violência, os desastres não esperam pelo axé da Bahia, o frevo de Olinda, o samba da Sapucaí!


Não encontrei melhor expressão para definir o que ocorre com as pessoas à época do carnaval. Êxtases carnavalescas.


E, SIM, eu amo o carnaval!
E que o Brasil só tome consciência, se um dia tomar, de que dá importância demais a essa festa quando eu conhecer todos os carnavais! Sem dúvida!





Beijos depressivos de fim de perdição,
Luminosidade.

5 comentários:

Larissa Lima disse...

kkkkkkkkkkkkk

(a risada eh pelos últimos parágrafos) ADOREEEIIIII

concordo com tudo, inclusive no acento diferencial!!!

:***************

Larissa Lima disse...

eaiuheaiuehaiueahea


neh?! expecta eh ótimoooo, na próxima você vai anotando mariksa!!!
uieahuieaheiuea

:****

Luminosidade. disse...

a título de informação, pelos meus cálculos malucos, o carnaval de 2010 começará no sábado, dia 13 de fevereiro! é esperar para ver! :D

Larissa disse...

Legal. Que venham os CARNAvais.

Laís disse...

Caraa, eu sempre me perguntei como faziam essas contas pra saber quando o carnaval ia ser... tudo está claro agora! kkkkkk! =D