domingo, 20 de janeiro de 2008

Diferenças.

Boa tarde, queridos!
Hoje não vou escrever muito sobre minha opinião com relação ao assunto que vou expor, mas primeiramente gostaria de agradecer as visitas e os comentários! São sempre muito produtivos (tô "missintindo"). Gostaria também de pedir sugestões de temas para eu escrever aqui, porque por mais que eu diga que tenho muito o que falar, estou aberta a sugestões; é sempre bom aprender com os outros.
Como essas são as minhas primeiras postagens, a cada dia eu me lembro de alguma coisa que não falei antes, daí preciso colocar aqui para as coisas ficarem mais claras.
Todas as vezes em que eu precisar fazer referência a alguém conhecido meu, vou utilizar também um pseudônimo, como vou fazer hoje aqui.
O trecho sobre o qual falarei hoje foi retirado de um livro chamado "Teresa Filósofa", título antes atribuído a um escritor anônimo do século XVIII e que hoje fica com Jean Baptiste de Boyer, um dos maiores escritores clássicos eróticos da literatura mundial (de acordo com o site www.pt.shvoong.com/books).
É claro que eu não tirei isso "do nada", meu amigo Lucis foi o responsável por isso.
O trecho diz o seguinte: "[...]Peço ainda ao meu interlocutor que me diga o que o impede de pensar como eu sobre a matéria aqui tratada, e por que não posso me determinar a pensar como ele quanto a esse mesmo assunto. Sem dúvida ele me responderá que suas idéias, suas noções, suas sensações, o obrigam a pensar como ele o faz. Mas desta reflexão, que internamente lhe demonstra que ele não é senhor de ter a vontade de pensar como eu, nem eu de pensar como ele, ele terá que convir que não somos livres para pensar desta ou daquela maneira".
Achei isso muito interessante, mesmo já ouvindo ou lendo coisas parecidas. Que coisa, não?
A gente pensa que é livre, mas não sabe se é. O que é liberdade mesmo? Até onde somos livres? Até que nossa liberdade não afete a do outro (clichê?)?
Eu também não sei responder. Apesar de que acho que sempre vai existir alguma coisa, seja lá de que tipo for, que nos impede de fazer uma outra coisa.
Se puderem me ajudar a modelar a minha opinião, eu agradeço!




Um beijo,
Luminosidade.

Nenhum comentário: